sábado, 22 de agosto de 2020

GALARDÓN

Cidade da Praia, 21 Ago (Inforpress) – A poetisa cabo-verdiana Glória Sofia conseguiu a distinção de 5º classificado no concurso internacional de poesias e microcontos “Los Migrantes”, organizado pela União Mundial dos Poetas para a Paz e Liberdade, onde participaram mais de 100 autores internacionais.

Este concurso que contou com a exacta participação de 132 poetas de 32 países, Nancy Vechio (Argentina) conseguiu a primeira posição com o poema “Destejer la tierra”, seguindo-se Laura Erzado, do Equador, Michela Zanarella (Itália) e Edwin Gaona Salinas (Equador).

Em declarações à Inforpress, Glória Sofia, disse que escreveu o poema (Quero ir para casa) há “uns 9 anos”.

“Inspirei na minha primeira viagem, quando tinha 22 anos. Eu e a minha amiga numa conversa casual sugerimos que devêssemos dar uma volta pela Europa durante 10 dias. Com mochilas às costas, juventude nos pés, risos escandalosos na alma apanhamos o comboio”, continuou.

Então, contou, desde aquela viagem, passando pela maternidade e toda a fase de vida e das fronteiras concluiu que a sua casa é ao pé de seus filhos.

“Hoje os jurados da União Mundial de Poetas pela Paz e pela Liberdade distinguiram “Quero ir para casa” como uma das melhores poesia no “concurso de poesia internacional e microconto emigrante… se esta distinção fosse anos atrás o meu ego ficaria, sem dúvida, gordo e vaidoso. Mas agora que já compreendo uma milésima fracção de todos os mundos olho para os meus filhos e digo: “mama….”. Eles comemoram como se fosse eu anos atrás”.

Glória Sofia Varela Monteiro, “desde sempre marcada pelas emoções”, como refere, nasceu a 14 de Fevereiro, dia dedicado ao amor e aos enamorados, no ano de 1985, na cidade da Praia.

Originária de uma “família humilde”, o trilho da sua existência levou-a depois de terminar o liceu a rumar para o arquipélago dos Açores, Portugal, onde se licenciou em Engenharia e Gestão do Ambiente.

Desenvolve várias actividades nas áreas culturais, frequentando várias tertúlias poéticas colaborando em inúmeros sites e revistas.

Participou em Festival Internacional de Poesia em (Curtea de Arges) Roménia (2016), (Istambul) Turquia (2017), Ditet & NaimitMacedônia/Albania (2018).

Escreveu o prefácio do livro “Florescer” da escritora Teresa Ruas, foi nomeada para se candidatar ao ‘Rolex Mentor and Protégé Arts Initiative’.

Possui ainda “diversos poemas” musicados pelo cantor Américo Brito e pelo grupo batuque Lantuna, para além de poesias traduzidas “em mais de dez línguas”.

Reside actualmente na Holanda, onde, além de escrever poesias e contos, vive o “amor-perfeito” pelos seus filhos.

Tem textos publicados em vários sites e revistas: youngpoets.eu, Azahar, Miombo Publishing Lepan Africa, entre outras.

Autora de quatro livros e mais de 12 antologias no mundo inteiro em várias línguas, em 2018 Glória Sofia publicou seu primeiro livro infantil: Abriel (Editora Brial).

No hay comentarios:

Publicar un comentario